O estresse é algo que atinge grande parcela da população brasileira. No entanto, vemos que com o avanço da idade e das limitações, os idosos estão cada vez mais propensos a desenvolver quadros de estresse.

O distúrbio pode ser ocasionado por situações como ter que aceitar e conviver com doenças que precisam de cuidados constantes e suas limitações, além da adaptação à aposentadoria, a perda de entes queridos, entre outros motivos que provém da idade.

Apesar do motivo que desencadeia o estresse, é importante estar atento a todos os sintomas, para que haja um diagnóstico preciso e se possa iniciar o tratamento para uma possível solução para a situação.

O estresse em idosos pode ocasionar, de forma gradativa, outros problemas de saúde, seja hipertensão, diabetes, problemas gastrointestinais, ou até mesmo doenças cardíacas, além de depressão e outras condições de saúde.

Um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard mostra alguns sintomas desencadeados pelo estresse em idosos e vamos pontua-los aqui:

Problemas gastrointestinais

A perda de apetite em conjunto com alterações de peso, podem estar diretamente ligadas ao estresse em idosos. Fique atento se existem queixas constantes relacionadas a dores no estomago e abdome, além de reclamação sobre inchaço e flatulência após refeições.

Baixa concentração

Geralmente, um dos sintomas de um idoso estressado, é a percebida pela sua dificuldade em se concentrar. Muitas vezes ao se deparar com as mudanças de rotina e adaptação, para o que é possível na terceira idade, acabam fazendo com que muitos idosos desenvolvam estresse, justamente por não conseguirem manter o mesmo foco que tinha no passado.

Dores de cabeça e nas costas

Ao se deparar com constantes dores de cabeça ou enxaquecas, além de dores recorrentes nas costas, pode significar que os níveis de estresse estão altos. Esses são sinais que o organismo humano dá de que alguma coisa não vai bem.

Palpitações cardíacas e irritabilidade

Sejam palpitações cardíacas ou mudanças bruscas de humor, também são um sintoma que o estresse pode causar em pessoas idosas. Ao notar que repentinamente, o idoso começou a agir com nervosismo e irritação, e esse não era o seu comportamento comum, com certeza é uma indicação para um quadro de estresse e é importante recorrer a um profissional.

Leia também: 5 dicas para cuidar da saúde mental dos idosos

Recomendações para evitar estresse em idosos

O que todos os médicos geriatras recomendam para prevenir quadros de estresse, é a necessidade dos idosos manterem a mente e o corpo ativos.

A forma mais adequada disso ocorrer é por meio de exercícios físicos, ou através de hobbies que estimulem psicologicamente e fisicamente os idosos, a exemplo da meditação ou jardinagem.

Além disso, é importante oferecer uma alimentação balanceada na terceira idade. De forma que, seja fornecida uma boa ingestão de vitaminas para ajudar a melhorar o sistema imunológico.

Exemplo de boas vitaminas: Vitamina C, que é encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, acerola. Ou vitamina E, presente em castanhas, amendoins e óleo de bacalhau e também vitamina D, encontrada em ovos, peixes, fígado.

Juntamente com atividades físicas e boa alimentação, também é necessário oferecer tempo útil ao lado de seu parente idoso. Ter um momento para conversar e estimula-los a terem momentos prazerosos e alegres, pode ser, também, uma boa forma de evitar estresse.

Quer saber mais sobre como evitar o estresse em idosos? Entre em contato e converse com nossa equipe!