A fisioterapia voltada para idosos tem como função promover mais qualidade de vida durante essa fase. Isso porque os exercícios ajudam a recuperar habilidades que são perdidas aos poucos enquanto envelhecemos, tais como: equilíbrio, força muscular, mobilidade, entre outros.

Então, a fim de ajudar nesse processo, a fisioterapia atua combatendo esses sintomas comuns em idosos. O resultado, portanto, é mais autonomia, promovendo bem-estar, pois o corpo estará mais forte, a coordenação motora melhor, além das dores amenizadas, entre outros benefícios que veremos mais adiante.

Apenas idosos doentes podem usufruir da fisioterapia?

Não, todas as pessoas podem fazer fisioterapia, pois as técnicas não atuam apenas no combate às dores e doenças, mas colaborando também para evitar esses quadros. É o que acontece no caso de uma abordagem preventiva para com os idosos, o que chamamos de fisioterapia geriátrica.

Saiba como a Clínica São Judas melhora a autonomia dos idosos por meio da fisioterapia

Por isso, na intenção de combater os “sintomas” da velhice, a fisioterapia tem uma abordagem de fortalecimento muscular, melhora de equilíbrio, coordenação e flexibilidade. Além disso, é possível ajudar idosos que precisam de maior autonomia, ou seja, conseguem cuidar de si mesmos sozinhos conforme evoluem no tratamento.

É possível aliviar dores crônicas e quadros clínicos

Os exercícios promovidos pela fisioterapia também podem ajudar a diminuir dores, tais como acontece nos quadros de artrite e artrose, além de trazer uma recuperação mais rápida, impactando positivamente na vida desses idosos. Afinal, quando a recuperação é acelerada e as dores são diminuídas, menor a necessidade de alguns medicamentos.

Com isso, o tratamento é capaz de prevenir doenças, prevenir agravamento de doenças pré-existentes, acelerar a recuperação, além de evitar problemas no dia a dia por conta da melhora na qualidade de vida. Um combo de benefícios para os idosos que estão sendo tratados na clínica.

Como ocorre a avaliação dos idosos para fisioterapia?

Ainda que seja de maneira geral para atuar combatendo os sinais de velhice, o tratamento de fisioterapia não é aplicado de maneira universal, por assim dizer. Os pacientes, portanto, recebem uma avaliação para identificar os sinais vindos do envelhecimento fisiológico e patológico.

Isso colabora para uma dimensão das necessidades específicas desse idoso, atuando nas suas reais demandas, o que traz mais resultados. Por fim, os cuidados com os pacientes dão resultado porque uma equipe multidisciplinar atuando de maneira individualizada, promovendo mais saúde e bem-estar para esses idosos.

Dessa forma que a Clínica São Judas melhora a autonomia dos idosos por meio da fisioterapia, seja atuando ao amenizar sintomas do processo de envelhecimento, ou mesmo diminuindo sintomas de doenças e dores crônicas. São quadros que se tornam muito mais fáceis de lidar caso haja esse tipo de acompanhamento.

Então, a fisioterapia tem o poder de trazer autonomia e bem-estar para o idoso basicamente porque torna o organismo desse paciente muito mais forte. Assim, os sinais da velhice não são capazes de retirar ações e prazeres do dia a dia, não atrapalham esse indivíduo de cuidar de si mesmo e curtir sua fase.

Quer saber mais sobre a fisioterapia e seu poder de autonomia para idosos? Entre em contato e converse com a nossa equipe!