A fisioterapia para os idosos pode ser uma ótima ferramenta para ajudar quem está nesta faixa etária a aproveitar a vida melhor. O foco dessa prática é no corpo, nos nervos, ossos e articulações, mas também afeta a mente de quem pratica.

Então, se você tem parentes idosos e quer o melhor da qualidade de vida para eles, continue lendo este post até o fim. Confira 7 vantagens da fisioterapia para os idosos.

1 – Equilíbrio

Um dos maiores riscos para os idosos são as quedas. Por conta da fragilidade dos idosos, elas podem até mesmo levar a problemas mais graves, como fraturas e outras lesões. Portanto, um dos maiores benefícios da fisioterapia é a melhora no equilíbrio. Essa prática trabalha diversos exercícios para ajudar o idoso a ter mais controle sobre o próprio corpo, melhorando seu equilíbrio e também os reflexos.

2 – Flexibilidade

A fisioterapia também ajuda a recuperar a flexibilidade do idoso, por conta dos exercícios como alongamentos que trabalham as articulações.

3 – Coordenação

A falta de coordenação é um fator que impede o idoso de ter uma boa qualidade de vida e de viver da forma mais independente possível. Os exercícios de coordenação permitem que o idoso faça diversas atividades cotidianas com o mínimo de ajuda. Por isso, além de ajudar seu corpo também ajuda a mente.

7 vantagens da fisioterapia para os idosos

4 – Tratamento de lesões

Em certos casos, a fisioterapia é uma forma de complementar o tratamento de diversos problemas que o idoso possa vir a ter, como a recuperação de certas fraturas.

É claro que nenhuma parte do tratamento tem sucesso quando feita de forma isolada. Os remédios controlam as dores e outros sintomas, mas a fisioterapia recupera e fortalece a área afetada.

5 – Redução de dores

Além de ajudar na recuperação de problemas pontuais, como fraturas, a fisioterapia também ajuda a reduzir dores de diversos problemas patológicos. Por exemplo, a artrite, artrose e outros problemas comuns, que causam dores. Não somente as dores diminuem a independência do idoso, mas causam muito incômodo.

6 – Fortalecimento dos músculos

Esse é outro dos maiores objetivos (e benefícios) da fisioterapia para idosos. O aumento da força e da resistência do corpo também é uma forma de evitar as quedas ou outras lesões mais graves.

7 – Saúde mental

Existe uma ligação muito forte entre o corpo e a mente de qualquer pessoa. Um corpo bem cuidado resulta em uma saúde mental bem mais positiva. No caso dos idosos, isso é ainda mais forte e cada uma das vantagens acima impacta positivamente a saúde mental.

Força, flexibilidade, resistência e coordenação ajudam o idoso a se manter independente, o que faz maravilhas para sua confiança. Já a redução das dores traz mais qualidade de vida e melhora o humor. Além disso, é uma atividade que passa a fazer parte da sua rotina, deixando o dia a dia ainda mais rico e ocupado.

Por conta das vantagens anteriores, a fisioterapia para os idosos é essencial. Contudo, é muito importante fazer esse tipo de atividade com um profissional. Afinal, ele saberá reconhecer os limites do idoso e propor um exercício que seja desafiador e eficaz, mas que apenas faça bem.

Quer saber mais sobre fisioterapia para os idosos? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!