Com a expectativa de vida do brasileiro cada vez mais alta, a fisioterapia tem se especializado para atender aos idosos, de modo a garantir a eles maior bem-estar e qualidade de vida na velhice.

Por que a fisioterapia?

No caso da fisioterapia aplicada aos idosos o principal foco do profissional é preventivo, cuidando da saúde dos ossos, nervos e especialmente articulações. Dessa forma, aumenta-se ainda mais a expectativa de vida do idoso e principalmente o seu proveito. No entanto, também é comum que ela seja aplicada na correção e recuperação de sistemas que já estão prejudicados de alguma maneira.

Diferentemente do que pode ser observado em outras modalidades, a fisioterapia é uma ótima aliada da saúde do idoso porque pode ser realizada mesmo por aqueles que estão com mobilidade diminuída ou com preexistência de outras doenças, como após um acidente vascular cerebral ou condições como Alzheimer, por exemplo.

Ficou curioso(a) para saber mais? A seguir, confira quais são os principais benefícios dessa prática para a terceira idade.

Como a fisioterapia ajuda na saúde dos idosos?

1. Melhor coordenação e equilíbrio

Quedas ocasionadas pela falta de equilíbrio e coordenação motora nas pernas infelizmente são comuns no público idoso, o que também acontece pelo próprio reflexo que muda nessa faixa etária. Fraturas e lesões sofridas ao longo da vida também podem ocasionar esse tipo de problema.

Neste sentido, a fisioterapia atua nessa frente por meio de exercícios e treinos que visam melhorar a postura e incentivar a coordenação e o equilíbrio.

2. Aumento da mobilidade e flexibilidade

Flexibilidade e mobilidade são sinônimos de melhor qualidade de vida! Por isso, são tão importantes de serem estimuladas também durante a velhice. O fisioterapeuta faz isso por meio de exercícios de fortalecimento e alongamento nos membros mais acometidos, além de indicar demais melhorias para o dia a dia do idoso.

3. Diminuição de dores

Os exercícios realizados pela fisioterapia também ajudam o idoso na diminuição de dores, que, apesar de nos acompanharem em todas as faixas etárias, podem ser mais incômodas na terceira idade.

4. Fortalecimento muscular

Prevenir a queda de força, preservá-la e muitas vezes até recuperá-la também faz parte do trabalho do fisioterapeuta aplicado à saúde do idoso, observando sempre a resposta dos ossos e articulações.

5. Muito mais independência

Por último, mas definitivamente não menos importante podemos destacar o ganho de maior independência por parte do idoso que se submete às atividades fisioterápicas.

Isso porque os exercícios são focados em explorar a mobilidade, autonomia e independência do idoso, que passa a fazer alguns movimentos sozinho e, assim, ganha não só em independência como também em autoestima e autoconfiança.

Fisioterapia aplicada à saúde dos idosos é na São Judas Residence

Agora você já sabe como a fisioterapia pode ser uma aliada da saúde e bem-estar do idoso. Para saber mais sobre essa prática na terceira idade entre em contato e converse com a nossa equipe. A São Judas Residence conta com profissionais qualificados e especializados que buscam proporcionar melhor qualidade de vida para esse público. Confira você mesmo!