A amizade na terceira idade é algo fundamental, pois este é um período em que as pessoas têm mais tempo disponível e podem se sentir sozinhas ou abandonadas. Mas você sabe qual é a real importância da amizade para os idosos?
Entenda as principais implicações positivas da amizade na terceira idade e veja a importância que ela tem para a qualidade de vida e saúde!
Ajuda a evitar depressão
Uma das principais importância da amizade na fase da terceira idade é o combate e a prevenção da depressão. Morar sozinho ou ficar muito tempo sozinho, pode causar solidão, desânimo e tristeza, bem como depressão.
Sendo assim, contar com amigos para ter companhia ou até mesmo morar com outros idosos, são coisas que estimulam as interações sociais e atividades prazerosas, como o simples ato de conversar.
Auxilia no sedentarismo
Outra questão importante da amizade para os idosos é o auxílio no sedentarismo, pois com relações sociais facilita-se a prática de atividades físicas, passeios, caminhadas e outras atividades que evitam o sedentarismo.
Dessa forma, atividades em grupo são um ótimo exemplo, pois idosos amigos que realizam exercícios em grupo, tendem a ser mais proativos e felizes.
A amizade melhora a qualidade de vida
Tudo o que foi dito acima tem relação direta com a qualidade de vida do idoso. Praticar exercícios, ter vida social, manter boas conversas, fazer atividades em grupo ou morar com amigos idosos, são coisas que vão melhorar a qualidade de vida.
Isso porque, com todas essas atividades que não seriam feitas sem os amigos, o idoso consegue melhorar as funções do organismo, como função motora, de equilíbrio e muitas outras.
Além disso, se manter ativo é essencial para evitar doenças que causam degeneração do cérebro, como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson e outros tipos de demência que afetam drasticamente a capacidade de lidar com o cotidiano.
Assim, as amizades têm poder até mesmo de evitar doenças graves e melhorar significativamente a cognição, memória e diversos outros aspectos da saúde que influenciam na qualidade de vida.
Portanto, é algo que precisa ser considerado e incentivado para que as pessoas mantenham vínculos afetivos de amizade até mesmo na velhice, em busca de mais saúde e bons momentos.
Considerações finais
Portanto, a importância de ter círculos de amizade na terceira idade é enorme e é algo que deve sempre ser estimulado pelas pessoas ao redor, sejam familiares ou profissionais cuidadores.
Firmar laços e criar novas relações é algo saudável e essencial durante toda a vida, não apenas para os idosos. Porém, nessa etapa, a importância é ainda mais elevada, justamente porque é um período em que a produtividade profissional dá lugar a mais tempo livre.
Sendo assim, saber como preencher esse tempo e encontrar novos estímulos para os idosos, é fundamental para que a saúde se mantenha sempre a melhor possível. E a amizade tem essa capacidade de atuar muito positivamente na saúde.
Quer saber mais sobre a importância da amizade na terceira idade? Entre em contato e conserve com nossa equipe!