As atividades recreativas na terceira idade têm o intuito de trazer diversão e uma vida mais ativa para os idosos. São brincadeiras, momentos com danças, jogos, entre outras ações que são feitas em conjunto e que podem trazer diversos benefícios na saúde física e mental.
Graças a essa importância, resolvemos falar um pouco mais sobre esse tipo de abordagem, que pode impactar na qualidade de vida desse grupo. Continue a leitura e saiba mais!
Redução do estresse
A terceira idade pode ser uma fase solitária para muitos idosos, principalmente depois de uma vida intensa de trabalho, desfrutar da aposentadoria é desafiador. Portanto, promover a chance de sair da rotina por meio das atividades ajuda a evitar estresse e ansiedade.
Além disso, algumas dessas atividades recreativas usam de esforço físico leve, como danças, caminhadas, alongamentos, entre outros. Dessa forma, o organismo libera uma série de hormônios ligados ao bem-estar, que trazem mais tranquilidade para corpo e mente.
Sendo assim, podemos dizer que muitos problemas de saúde e o agravamento daqueles existentes são evitados, porque há mais saúde física também. Em ações como essas na rotina vamos construindo uma vida saudável no ponto de vista físico e mental para os idosos.
Chance de interação com outras pessoas
Voltando para a ideia de combater a solidão da terceira idade, atividades que envolvem muitas pessoas são ótimas opções. E com elas a chance de conhecer novas pessoas, outros indivíduos que também estão na mesma fase da vida e conhecem as dificuldades em vigor.
Afinal, não existe hora ou idade certa para cultivar novas amizades, criar laços com companheirismo. Os exercícios de lazer aproximam as pessoas e fazem o dia ainda mais divertido. Sem contar que todos os envolvidos na promoção das atividades estão preparados para aquele contexto.
Isso porque em espaços dedicados aos idosos há pessoal preparado para lidar com carinho, atenção e afeto. Nessa ou em qualquer outra fase, ser bem tratado é fundamental. Então, esses simples exercícios e jogos inseridos na rotina são capazes de ajudar em diversas questões.
Melhora da saúde cognitiva
Por fim, vamos ressaltar que todo o organismo passa por mudanças na terceira idade e o cérebro também faz parte desse quadro. Portanto, tendemos a ter mais dificuldades no campo da cognição, que resulta em perda de memória, por exemplo, entre outros aspectos.
Pensando nisso, atividades como jogos de xadrez, dama, pintura, crochê e outros, colaboram para “exercitar o cérebro”, combatendo problemas nessa área. Além de melhorar o desempenho conseguimos prevenção de doenças como Alzheimer.
Essas são as vantagens de atividades recreativas na terceira idade, ações que são fundamentais para saúde física e mental. Por isso é preciso avaliar espaços para idosos, a fim de entender se entre os serviços fornecidos estão essas preocupações com o bem-estar do idoso.
Manter a saúde é um conjunto de ações, não apenas medicação no horário certo, alimentação saudável, como também outras ações como lazer. Sobretudo agora que você conhece os efeitos desse tipo de rotina para as pessoas nessa fase da vida, que pode ser muito tranquila, agradável e divertida de acordo com o espaço onde estão inseridas.
Quer saber mais sobre assunto abordado? Entre em contato e converse com nossa equipe!