A terceira idade é uma fase muito importante da vida. Nela, pode-se desfrutar de todos os benefícios que a maturidade traz: experiência de vida, vida financeira estável, filhos criados, entre várias outras coisas. Entretanto, a terceira idade é a faixa mais acometida por problemas de saúde graves, que podem atrapalhar muito a qualidade de vida nessa fase.
Listaremos, aqui os problemas de saúde mais comuns na terceira idade e algumas formas de evitá-los. Confira!
Problemas respiratórios
Problemas pulmonares, como pneumonias, gripes e bronquites são muito comuns entre idosos. Existem alguns hábitos de vida que aumentam o risco de contrair algum desses problemas, como tabagismo e consumo de álcool. Para que se evite contrair doenças pulmonares, é fundamental que os idosos estejam atentos a campanhas de vacinação contra a gripe e evitem comportamentos de risco para essas doenças. Sintomas como tosse, dor no peito/costas ao respirar e febre devem ser imediatamente comunicados a um médico.
Problemas cardiovasculares
As doenças cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca, AVC (acidente vascular cerebral) e hipertensão arterial são uma das principais causas de morte entre idosos no Brasil, representando 17% das causas de morte de pessoas nessa faixa etária. Desse modo, é fundamental realizar mudanças nos hábitos de vida para que se evite essas doenças. Praticar atividade física, manter uma alimentação balanceada, diminuir o consumo de sal e de bebidas alcoólicas e fazer o uso correto das medicações prescritas pelo médico é fundamental para evitar as complicações que podem ser causadas por essas doenças.
Diabetes
Atualmente, tem-se que mais de 27% dos idosos brasileiros vivem com diabetes. Essa é uma doença bastante perigosa por demorar a manifestar sintomas, sendo causada pelo aumento da resistência à insulina, o que leva a um aumento da concentração de açúcar no sangue. A diabetes, se não tratada, pode causar complicações de extrema gravidade, como cegueira, lesões na pele, derrames e problemas renais. Desse modo, para prevenção, é de extrema importância controlar a alimentação, evitando alimentos ricos em glicose e em carboidratos. O acompanhamento constante de um médico também é fundamental.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença degenerativa de muita gravidade, e suas causas ainda são pouco conhecidas pela medicina. O idoso portador de Alzheimer tem suas funções cognitivas prejudicadas de forma gradual, o que causa perda de memória recente, prejuízo na atenção e orientação. O idoso com Alzheimer se torna cada vez mais dependente de ajuda, inclusive para atividades básicas do dia a dia, como realizar higiene pessoal e se alimentar. Infelizmente, essa é uma doença incurável, mas os sintomas podem ser controlados através de tratamento medicamentoso.
Problemas ósseos
Os problemas ósseos, como a osteoporose, são causados pela perda da densidade óssea, comum na terceira idade. Assim, os ossos de tornam frágeis e quebram com mais facilidade. Assim, o idoso portador dessas doenças deve ter bastante cuidado para evitar fraturas, que são muito graves na terceira idade.
Apesar de um significativo aumento na expectativa de vida nos últimos anos, a população idosa ainda precisa de bastante atenção para que sua qualidade de vida seja garantida. Quer saber mais sobre o tema abordado? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!