Reumatismo é uma doença que afeta grande parte da população, principalmente as pessoas idosas, e que apresentam tais sintomas característicos. Ela é responsável por causar muitos incômodos, como dores persistentes e por longos períodos no corpo, inchaços, vermelhidão, calor, e até mesmo deformações ou limitações de determinados movimentos dos membros, como pescoço, ombros e braços.
Trata-se de uma enfermidade que atinge os músculos, articulações, cartilagens, ligamentos, tendões e o esqueleto como um todo, podendo inclusive, afetar os órgãos internos das pessoas, como os rins e o coração, por exemplo. Nesse contexto, vale ressaltar que mais de 200 doenças podem se caracterizar como reumatismo, sendo as mais conhecidas a artrose e a artrite reumatóide.
Principais causas
Apesar de na maioria dos casos o fator determinante para o surgimento e agravamento do reumatismo ser de origem genética, há também os casos em que a doença é causada a partir de infecções virais ou bacterianas, que afeta o sistema imunológico ao se espalharem no organismo por meio do sistema circulatório.
Ademais, há outros fatores de riscos envolvidos no desenvolvimento do reumatismo, que estão relacionados aos hábitos de vida, tais como o tabagismo ou exposição à fumaça do cigarro ou demais poluentes. O sexo feminino, nesse contexto, é mais suscetível, considerando que a doença atinge cerca de três vezes mais as mulheres do que o sexo masculino.
Tratamentos
Assim como qualquer outra enfermidade, o reumatismo pode ser controlado ou até curado, conforme o grau de evolução em que se encontra no momento do diagnóstico e início do tratamento. Sendo assim, além das consultas de rotina, que são de tamanha importância, em especial aos idosos, a qualquer sinal de que algo não esteja bem, é essencial a consulta a um especialista.
O tratamento para reumatismo pode incluir o uso de determinados medicamentos, tais como cortisona, anti-inflamatórios e aqueles que inibem a produção das diferentes substâncias que estão presentes em inflamações. Vale ressaltar que sempre um médico deve ser consultado para prescrever o medicamento e dosagem correta.
Viver com dor é uma situação que influencia a vida de uma maneira geral e compromete qualquer atividade do dia a dia. Diante de tais condições e limitações que o reumatismo pode causar, muitos pacientes também acabam desenvolvendo transtornos psicológicos, tais como depressão, ansiedade, entre outros.
Por esta razão, a realização de terapias também pode ser uma forte aliada no enfrentamento e combate à doença. E essa questão ganha uma importância ainda maior quando se refere à população idosa, visto que eles já precisam lidar com outras questões sociais, emocionais e de saúde mais comuns na terceira idade.
Segurança e bem-estar em primeiro lugar
A população idosa precisa e merece viver bem e ter uma qualidade de vida que corresponda às suas experiências, vivências, gostos e preferências. Tudo isso sempre priorizando a segurança, conforto, comodidade e satisfação.
E é por isso que você precisa conhecer os serviços e o espaço da empresa São Judas Residence , que atua no atendimento aos idosos, com diversos atendimentos de profissionais da saúde, como geriatras, fisioterapeutas, entre outros. Além de proporcionar uma rotina proveitosa, com atividades de lazer e cuidados com a saúde.