Outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, uma campanha nacionalmente conhecida como Outubro Rosa. Mas por que dedicar um mês à prevenção dessa doença?
Infelizmente, o câncer de mama é o que possui maior incidência nas mulheres, especialmente após os 50 anos de idade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que sejam identificados mais de 66 mil novos casos da doença apenas em 2022.
Entretanto, com algumas medidas simples, é possível prevenir o câncer de mama na terceira idade. Confira!
Formas de prevenir o câncer de mama na terceira idade
Sem dúvida, o câncer é uma das doenças mais temidas. Entretanto, a boa notícia é que grande parte dos casos de câncer de mama pode ser prevenida com hábitos saudáveis e exames periódicos.
Hábitos saudáveis
Ter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de mama e outras doenças na terceira idade.
De acordo com o INCA, 28% dos casos da doença podem ser evitados apenas por adotar hábitos de vida saudável. Os principais são:
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física regularmente;
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Não fumar;
- Amamentar até os dois anos de idade, se possível.
Esses cuidados são importantes porque evitam alterações dos tecidos e órgãos do corpo — o que é um fator de risco para o câncer de mama.
Por exemplo, o sedentarismo e a obesidade favorecem alterações hormonais nas mulheres, reduz a resposta do sistema imunológico e aumenta o risco de outras doenças relacionadas à doença, como a diabetes.
Da mesma forma, o tabaco, o álcool e os alimentos ultraprocessados também aumentam as chances de vários tipos de câncer por conter substâncias tóxicas que alteram o funcionamento do corpo.
Sem dúvida, o ideal é ter hábitos saudáveis desde criança. Mas pessoas na terceira idade também podem começar a cuidar da saúde. Nunca é tarde demais!
Exames periódicos
A segunda forma de prevenir o câncer de mama na terceira idade é fazer exames periódicos. Isso porque, quando descoberta no início, a doença tem 98% de chance de cura.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o ideal é começar a fazer um exame anual de mamografia aos 40 anos de idade. Entretanto, mulheres que possuem histórico de câncer de mama na família devem começar o rastreamento 10 anos mais cedo do que o caso, especialmente se o diagnóstico for de um parente próximo. Por exemplo, se uma mulher da família teve câncer aos 45 anos de idade, o ideal é começar o rastreamento aos 35.
Além disso, todas as mulheres podem fazer um autoexame mensalmente. Em frente ao espelho, mantenha a postura reta, apoie uma das mãos na cabeça e, com a mão oposta, tateie o seio e a axila em movimentos circulares. Durante esse exame, observe a aparência das mamas e procure por nódulos. Alguns dos sintomas mais comuns desse tipo de câncer são:
- Nódulos, doloridos ou não;
- Hipersensibilidade;
- Pele avermelhada;
- Textura de “casca de laranja” (áspera e com furinhos);
- Secreção do mamilo.
Entretanto, alguns tipos de câncer de mama não possuem sintomas físicos. Por isso, o autoexame não substitui o acompanhamento médico periódico.
Apesar de ser um dos principais tipos de tumor maligno que acomete as mulheres da terceira idade, ele pode ser prevenido. Então, comece o quanto antes!
Quer saber mais sobre cuidados na terceira idade? Entre em contato e converse com nossa equipe!