Muito sono é normal? Muitas pessoas costumam ter o hábito de dar uma pequena cochilada durante a tarde, principalmente após o horário almoço. Isso se deve a uma sensação de relaxamento sentida pelo corpo e muitos especialistas dizem que um pequeno descanso no período diurno pode fazer bem à saúde.

Porém, assim como todos os hábitos de nossa vida, ele deve ser praticado com moderação. Não é muito saudável que uma pessoa passe longas horas deitada nesse período, tendo o risco de atrapalhar o sono durante a noite.

É indicado que adultos durmam por pelo menos 8 horas e, como já dito antes, uma pequena soneca de tarde não faz mal. Mas para os mais idosos é preciso tomar cuidado e estar atento a essa sonolência.

É normal pensar que depois de uma certa idade o corpo pode não ter mais tanta disposição e apresentar mais cansaço, exigindo que o corpo permaneça mais parado. Só que não é muito comum para idosos sentirem tanto sono e, caso isso aconteça com certa frequência, pode não ser um bom sinal para a sua saúde.

Sono excessivo em idosos

Dormir durante a tarde pode parecer uma atividade inofensiva, mas para idosos isso pode trazer preocupação. Um corpo mais cansado pode pedir um pouco mais de descanso, mas o sono excessivo em pessoas idosas pode ligar um alerta.

A sonolência frequente em pessoas mais velhas pode ser por inúmeras causas, mas é preciso sempre estar atento e notar se isso é apenas uma situação temporária ou se ela irá persistir. Nesse último caso, pode significar um problema maior do que uma possível noite mal dormida.

Idosos que sentem mais sono podem estar desenvolvendo algum problema sério de saúde, como falta de nutrientes no organismo ou até depressão. Por isso, ao notar esse tipo de comportamento, é ideal levá-lo a uma consulta para que um médico especialista possa avaliá-lo.

Quais as razões?

  • Idosos costumam tomar uma determinada quantidade de remédios. Por isso, é importante checar os efeitos colaterais que eles podem causar, sendo a sonolência excessiva um deles;
  • Pessoas mais velhas precisam de muitos nutrientes e vitaminas para conseguir se manter saudáveis. Por isso, quando há essa carência, a pessoa pode sentir mais sono, já que o corpo precisa de mais para poder funcionar. Assim, é importante que as refeições sejam sempre muito balanceadas;
  • Idosos que dormem demais podem estar passando por um período depressivo. Junto a outros sintomas, como ansiedade, cansaço e tristeza, podem ser o motivo do sono em excesso;
  • Certas doenças também podem ser a causa de tanto sono. Aqueles idosos, por exemplo, que apresentam doenças que atacam fígado e rins, tireoide e que afetam o sistema nervoso central. A apneia do sono também pode ser outra explicação.

Mudanças no horário do sono

À medida que as pessoas vão envelhecendo, o tempo de sono começa a diminuir. Após certa idade, há um descanso de 4 a 5 horas por noite com algumas leves cochiladas durante a tarde. Mas, como já dito antes, essa sonolência diurna não pode durar todo o tempo.

Caso isso comece a se mostrar frequente, é importante ir ao médico. E isso não é indicado apenas para idosos. Em qualquer idade, isso deve ser monitorado, já que não isso não é considerada uma reação normal para o corpo.

Quer saber mais sobre o assunto abordado? Então entre em contato conosco e converse com a nossa equipe.