Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental em todas as etapas da vida. Venha conosco e confira, neste artigo, a importância da alimentação na terceira idade.
É por meio da alimentação que fornecemos a energia suficiente para as atividades do dia a dia e também para o adequado funcionamento da fisiologia do nosso organismo. Sem a alimentação correta o corpo enfraquece devido à falta de nutrientes.
Ainda se acrescenta a isso, as necessidades especiais de ingestão relativas a cada idade. Então, pensar em um prato balanceado não significa apenas cuidar para que a alimentação seja versátil. É preciso garantir os nutrientes corretos em quantidades suficientes para que o organismo não seja prejudicado.
Vitaminas essenciais para idosos
Além de garantir energia, a alimentação na terceira idade possui a função de ajudar a prevenir doenças, uma vez que nessa etapa da vida estamos, em geral, mais suscetíveis ao aparecimento de males no organismo.
Essa vulnerabilidade se deve a situações naturais da velhice, uma vez que se alteram as produções hormonais, se diminui a taxa de reprodução celular, etc. Assim, como os tecidos dos idosos possuem uma regeneração mais lenta, eles tendem a ser mais afetados pelas doenças.
Felizmente, uma boa ingestão de vitaminas pode ajudar a melhorar o sistema imunológico, impedindo e amenizando o desenvolvimento de muitos problemas de saúde.
Entre as vitaminas mais importantes na alimentação dos idosos estão:
• Vitamina C. Encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, acerola.
• Vitamina E. Presente em castanhas, amendoins e óleo de bacalhau.
• Vitamina D. Encontrada em ovos, peixes, fígado. Precisa de exposição à luz do sol para ser sintetizada. É fundamental para os idosos uma vez que fortalece os ossos.
• Vitamina B. Essa ajuda à memória e combate a fadiga. Pode ser obtida através de legumes e folhas verdes, também do abacate.
• Vitamina A. Também ajuda na qualidade da memória e pode ser encontrada na couve, na mostarda e em vegetais de cor amarela como a abóbora.
Os sais minerais também são fundamentais
Os sais minerais fazem parte das inúmeras funções do organismo e precisam estar presentes na alimentação de idosos. Trata-se de compostos inorgânicos que se diluem nos líquidos e fluidos corporais, participando das ações enzimáticas e na composição de hormônios, tecidos e órgãos.
Além disso, eles ajudam a prevenir doenças do coração, hipertensão arterial, esclerose entre outros problemas comuns nessa faixa etárias.
Alguns dos principais sais minerais que não podem faltar na alimentação de idosos são:
• Cálcio: Fundamental para o fortalecimento dos ossos, também fornece vitamina D. Presente na coagulação sanguínea, ainda ajuda a regular o pH do sangue e a transmitir impulsos nervosos. Encontrado em leite e derivados e também no feijão.
• Ferro: Sua deficiência pode causar anemia. Ele participar do transporte do oxigênio na corrente sanguínea, estando presente na respiração celular. Alguns alimentos ricos em ferro são fígados, beterraba e feijão.
• Potássio: Esse mineral participa de funções como a contração muscular e o controle da pressão arterial. É encontrado no abacate, banana, amendoim, mamão e no iogurte.
Esperamos que com essas dicas você possa manter uma excelente alimentação para os idosos de sua família, garantindo muita saúde a eles.
Caso você ainda queira saber mais sobre alimentação de idosos, entre em contato e converse com nossa equipe!