Como cuidar de idosos?
Cuidar de idosos não é tarefa fácil para ninguém, vai muito além do que dar um remédio na hora marcada pelo médico ou ajudar em alguma necessidade. Exige um cuidado intenso, ao qual requer paciência, saber conversar, saber ouvir, ter delicadeza.
Quando é do tipo de idoso que precisa de cuidado contínuo, todas estas características citadas acima precisam ser dobradas.
Há idosos que, como qualquer outra pessoa (até as de pouca idade), são difíceis de lidar, porém, são a eles por quem se deve demonstrar mais carinho e dedicação, pois a bagagem às vezes amarga que eles carregam é o que os deixam assim.
As vezes uma simples conversa ao qual você permite que a pessoa idosa em questão fale da vida e das experiências dela, vai ajudá-lo a cuidar dessa pessoa.
Além de todo o cuidado, delicadeza e atenção, também é bom que você tente conquistar a confiança de uma pessoa que está em uma situação que provavelmente a deixa mal.
O cuidado contínuo não se resume a dosagens de remédios ou qualquer ajuda, vai muito além disso e é necessário se ter cautela.
Despertar neles a magia em ser criança.
Não é exagero quando dizem que uma pessoa da terceira idade voltou a ser criança, para quem convive com uma, sabe como isso é real.
Assim como você precisa ter cuidado e ficar atenta a uma criança para evitar que ela faça algo que possa machuca-la, por exemplo, não é muito difícil com uma pessoa idosa.
É, às vezes, até mais trabalhoso, pois muitos não gostam de se sentir insuficientes ou dependentes de outra pessoa, e são nessas horas que começa uma teimosia quase sem fim.
São também nessas horas, em que a pessoa que está cuidando do idoso precisa trabalhar a sua paciência e ter bastante cuidado e cautela, tratar mal ou querer dar lição de moral é absurdamente desnecessário, além do que, maus tratos é crime.
É normal que em alguns dias a pessoa em questão esteja um pouco mais estressada que o normal, não queira tomar os remédios, não queira conversar, mas cabe ao cuidador saber conduzir tudo isso. Conversando, dando carinho, dando atenção, até conseguir convencer a pessoa do contrário.
Uma palavra ou um simples gesto pode mudar o dia ou até a vida de alguém, por isso, saiba ser paciente. Converse sobre a infância dela, faça ela relembrar bons momentos, isso ajuda muito.
Demonstrar sentimentos.
Quando você demonstra amor, carinho e cuidado, a pessoa vai gostar de você e possivelmente suas dores de cabeça serão menores. Pois dessa forma, fica mais fácil ter a confiança daquela idosa.
Muitos deles sofrem com a ausência ou desprezo de alguns parentes, então ter por perto alguém que demonstre gostar deles é muito significativo.
Se o cuidado contínuo fica por sua conta, então se imagine como você gostaria de ser cuidada e coloque isso em prática.
Uma pessoa idosa é um ser humano como qualquer outro e precisa dos seus cuidados e delicadeza. Saúde é importante e precisa ser tratada com carinho.
Quer saber mais sobre o que fazer com os idosos que precisam de cuidado contínuo? Entre em contato e converse com nossa equipe.