Idosos debilitados demandam cuidados ainda mais intensos durante a noite. Em muitos casos é preciso ajuda para todas as atividades desse paciente, o que necessidade de uma atenção especial.

Pensando nisso, vamos falar sobre como ocorre esse atendimento durante o período noturno e como melhoramos o bem-estar desse paciente.

Veja!

A tranquilidade é fundamental para idosos debilitados durante a noite

O estresse é fator que prejudica a noite de qualquer indivíduo, com um idoso debilitado isso ganha proporção ainda maior. Portanto, tudo o que podemos fazer para tornar o espaço e o momento mais agradáveis é válido. Por exemplo, ofertando colchão e travesseiros que tenham boa qualidade.

Isso porque é fundamental promover conforto e proporcionar alinhamento correto de coluna e tronco. Dessa forma conseguimos garantir uma noite de sono tranquila e agradável. A limpeza é outro fator que faz toda diferença, seja no âmbito da higiene como também em questões de bem-estar.

Colaborando para ações que promovem um sono de qualidade, temos eventos que podem evitados antes de dormir. É o caso de atividades como fisioterapia e exercícios físicos logo antes de dormir. O motivo é que são ações que podem dificultar o sono e prejudicar a rotina.

Saiba as individualidades desse idoso

Cuidar de um idoso, não importa o horário do dia, demanda levar em consideração o indivíduo. Portanto, tudo o que é particular dessa pessoa precisa ser considerado na hora de preparar o espaço para o sono. Por exemplo, para alguns o sono pode vir de maneira mais fácil, para outros não.

A atenção dos cuidadores nesse caso é muito importante, precisamos ter sensibilidade para ajudar a resolver problemas específicos desse idoso. Vale, portanto, observar se as atividades foram mais intensas ou mais leves durante o dia, a fim de entender quando o paciente está mais agitado.

Muitas vezes o idoso debilitado não está autorizado a realizar atividade física, porém, teve uma visita diferente no dia. Uma ocasião diferenciada na rotina pode causar alterações no emocional desse paciente, fazendo com que o sono seja mais ou menos dificultoso, por isso é importante cuidar de maneira individualizada.

Tenha atenção para as necessidades que surgem no turno da noite

É comum que idosos tenham maior frequência de idas ao banheiro durante a noite. Assim, é preciso que o cuidado preste atenção e ajude conforme a demanda desse paciente. Um sono mais leve também é outro fator que pode causar despertares noturnos.

Por isso vale a observação tanto das especificidades desse paciente quanto situações que podem surgir, como problemas respiratórios, demandas para ir ao banheiro ou problemas para dormir, sobretudo, momentos em que o idoso precisa ser encaminhado ao hospital.

São habilidades diferentes que estão na demanda de cuidar de um idoso debilitado. Por isso é interessante contar com um cuidador profissional, que terá conhecimento e estará de prontidão sempre que preciso tomar atitudes específicas.

Agora ficou mais simples entender quais são as necessidades com idosos debilitados durante a noite. Importante lembrar que cada paciente tem suas individualidades e o cuidador precisa de conhecimento e sensibilidade para tornar a rotina desse paciente mais agradável.

Quer saber mais sobre cuidados com idosos debilitados? Entre em contato e converse com nossa equipe!