Prevenir infecção urinária em idosos exige um trabalho árduo, porém, não impossível de ser realizado. Apesar de todo o empenho necessário, os quadros de infecção não precisam ser tão comuns quanto já são, principalmente entre as mulheres na terceira idade.
Seguindo alguns cuidados básicos é possível diminuir consideravelmente as chances de quadros mais complicados surgirem. Tendo em vista essa situação, resolvemos elaborar um artigo falando mais sobre as medidas de prevenção mais importantes a serem tomadas.
Para conferir cuidados básicos para prevenir infecção urinária em pessoas da terceira idade, continue a leitura!
Troca frequente de fraldas
O primeiro cuidado a ser tomado para prevenir infecção urinária em idoso é a troca frequente de fraldas por parte do seu usuário. Isso porque, essas fraldas acabam aumentando consideravelmente o risco de surgimento de uma nova infecção.
Isso porque, como o idoso acaba fazendo suas necessidades nas fraldas, a proliferação de bactérias é maior na região. E como todos nós sabemos, quanto maior o número de bactérias, maiores serão os riscos corridos por quem utiliza esses produtos.
A solução para esse tipo de problema é a troca frequente de fraldas, sempre que uma acaba se enchendo. Dessa maneira, é possível evitar que a região se torne um local prolífero para as bactérias, o que diminui as chances de uma infecção.
Higiene adequada da região
Utilizando fralda ou não, a higiene adequada da região é muito importante para evitar cenários de infecção. Para evitar que tal situação aconteça, é necessário cuidados especiais com o uso do papel higiênico, principalmente entre as mulheres.
O papel deve, sempre, ser utilizado de frente para trás, para evitar que resíduos do ânus não entrem em contato com o canal da urina feminino. Além disso, os mesmos cuidados de evitar o contato entre as regiões, pelos homens, também devem ser tomados.
Toalhas umedecidas podem ser poderosas aliadas para esse tipo de limpeza, além de serem cômodas de serem utilizadas. No mais, para as mulheres, utilizar estrogênio, para combater o ressecamento vaginal, também ajuda a evitar que as infecções acabem surgindo.
Idas ao banheiro devem ser frequentes
Como última dica para te ajudar a prevenir infecção urinária em idosos, vamos falar mais sobre as idas ao banheiro. Sabemos que pode ser um sacrifício se locomover até o banheiro, porém, ainda assim, é necessário que tal ação seja tomada.
Sempre que as fraldas precisarem ser trocadas, é essencial que a higiene adequada da região também seja feita. Dessa forma, além das várias idas ao vaso sanitário, alguns banhos podem ser necessários durante todo o dia.
Sabemos que o processo pode ser cansativo tanto para o idoso quanto para seus familiares, porém, é a maneira mais efetiva de prevenir que os quadros de infecção sejam cada vez mais comuns entre pessoas na terceira idade.
No mais, essas são as formas mais efetivas de se prevenir infecção urinária em idosos, e esperamos que tenha entendido como aplicar tais cuidados. Caso queira saber ainda mais sobre o assunto abordado, não se esqueça de entrar em contato e conversar com nossa equipe!