Musicoterapia para idosos? Conheça os benefícios.

Já teve aquela sensação agradável ao ouvir aquela sua música preferida? Já curtiu algum som específico com amigos e familiares? E aquele momento triste o qual a música trouxe um pouco de conforto? É fato que a música está presente em diversas ocasiões de nossas vidas.

Trata-se de uma forma de arte e uma significativa ferramenta de manifestação cultural, que também faz parte de todo o processo de desenvolvimento histórico da humanidade. São vários os benefícios da música em nossa vida e, por isso, existe a técnica da musicoterapia, que pode contribuir de modo muito efetivo para a saúde, bem-estar e qualidade de vida, principalmente da população idosa.

Música para curar

Diante de todas estas qualidades, é possível afirmar que ouvir uma música vai além de ter um momento de lazer, atingindo o corpo e a mente humana, desenvolvendo funções cerebrais de raciocínio, ativando a memória, promovendo o equilíbrio, contribuindo na concentração, auxiliando no alívio de dores e despertando inúmeros sentimentos.

Nos idosos, estes os ganhos são ainda mais significativos diante das mudanças corporais, psicológicas, familiares e sociais que eles precisam enfrentar, bem como tratamentos e prevenções de possíveis doenças comuns nesta fase da vida ou outras específicas.

Nas sessões de musicoterapia, que podem ser em grupo ou individual, os idosos têm a oportunidade de participar de inúmeras atividades, tais como cantar, brincar, improvisar e criar. É um momento o qual eles conseguem tratar de problemas, preocupações e aflições, utilizando da música para melhor se expressar.

Entre os benefícios particulares da musicoterapia para os idosos, podemos destacar:

Aumento da criatividade

As atividades propostas nas sessões de musicoterapia funcionam como um estímulo a mais para o cérebro. Desta maneira, as capacidades cognitivas dos idosos são ativadas e se desenvolvem de maneira mais efetiva.

Estímulo da fala

A dicção e a oratória são treinadas e aprimoradas em cada música que os idosos se identificam, conhecem, treinam e cantam as letras. Desta maneira, a habilidade de falar e conversar são altamente beneficiadas.

Estabelecimento do equilíbrio

Qualquer música estimula algum movimento e seus ritmos podem muito bem fazer com que os idosos dancem, treinando assim o equilíbrio e a locomoção, além dos outros benefícios que uma atividade física promove.

Redução dos sintomas de depressão, estresse e ansiedade

Por promover a capacidade de expressar os sentimentos, criar interações sociais e momentos de lazer, a música tem o poder de diminuir os sintomas de questões de saúde mental, contribuindo para a manutenção adequada da frequência cardíaca e pressão arterial.

Trilha sonora de vida em prol da sua qualidade

Um trabalho de pesquisa biográfica do idoso pode ser feita para aprimorar ainda mais os efeitos positivos que a música pode proporcionar para sua vida. Feito isso, é possível criar um repertório no tratamento do idoso, com as suas músicas preferidas que marcaram sua vida de alguma maneira.

Esses cuidados e atenção aos idosos, além de muitos outros, podem ser encontrados na casa de repouso São Judas Tadeu Residence , que conta com profissionais altamente qualificados no atendimento de todas as necessidades dos seus residentes.