Você sabe o que é audiometria?
O ciclo da vida se inicia quando você nasce, com o passar dos anos você cresce, aprende, evolui, envelhece e chega ao fim da vida. Cada estágio apresenta características bem peculiares e diferentes umas das outras.
Além das características, possuem cuidados especiais que devem ser tomados e seguidos para uma melhor qualidade de vida. Hoje, vamos falar sobre a terceira idade e da importância de um procedimento bastante comum: a audiometria.
A terceira idade
A terceira idade é um período da vida que compreende a idade a partir dos 60 anos até mais ou menos os 74 anos. O perfil desse indivíduo, de modo geral, é um perfil mais conservador, trabalhou durante os tempos úteis e hoje goza da sua aposentadoria ou do que trabalhou a vida toda para conseguir.
Como estamos falando de um público mais sensível, fisicamente falando, eles requerem cuidados especiais com a sua saúde, isso porque nossos órgãos e nosso corpo tendem a envelhecer, o que causa uma maior fragilidade no corpo.
O lado bom é que o avanço da medicina permitiu a criação de técnicas e métodos que ajudam a desenvolver o corpo, mantendo-o mais ativo independente da idade. Uma dessas inovações é audiometria.
O que é a audiometria?
Temos a audiometria como sendo um exame capaz de avaliar a audição e a interpretação de sons por parte do paciente. Seu objetivo é identificar possíveis perdas ou alterações na audição.
Em geral, é supersimples de ser feito, ele vai atestar a intensidade no qual você escuta sons, desequilíbrios nos sistemas auditivos que são capazes de criar ruídos que trabalham a escuta e outros efeitos negativos ou até mesmo positivos sobre nosso sistema auditivo.
Como ele é feito?
Um fonoaudiólogo é quem vai relatar o diagnóstico ao paciente. Ele fará isso com uma máquina responsável por criar ruídos em decibéis (unidade de medida do som) diferentes.
Ele começa com o mínimo que um ser humano consegue ouvir (são aproximadamente 20 decibéis) até o máximo que ele consegue (Em torno de 150 a 180 decibéis).
A importância desse procedimento para a terceira idade
É bastante comum vermos idosos usando aparelhos auditivos para ouvir melhor, muitas vezes por motivos naturais, a própria audição também diminui com o passar dos anos, ainda mais com pessoas que são submetidos a ruídos muito altos no decorrer da vida.
Daí surge a importância da audiometria na terceira idade, a sensibilidade da nossa audição diminui e nós temos a necessidade de comunicação, para a maioria das pessoas, através da fala.
Faça o acompanhamento com um fonoaudiólogo e procure se diagnosticar quanto a audição, quanto mais cedo você fizer o tratamento mais cedo tem a chance de não precisar usar aparelhos auditivos.
Como citado anteriormente, é um procedimento bastante simples, não causa dor ou desconforto e leva poucos minutos até a sua completa execução.
Gostou do conteúdo? Deixamos a ressalva de que cuidar da saúde nunca se mostrou tão importante quanto atualmente. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe.