O cuidado com a alimentação é algo importante durante a vida toda, mas no período da terceira idade é necessário um cuidado especial, principalmente em evitar os excessos que tanto prejudicam a saúde.
A qualidade de vida na terceira idade depende de muitos fatores, mas a maioria deles está ao nosso alcance, por isso pensar no envelhecimento é muito importante.
O organismo na terceira idade
O corpo humano na terceira idade apresenta uma resposta mais lenta no seu funcionamento, isso é algo natural e por isso é necessário estar atento para não exigir demais dele.
É comum que com o passar da idade o corpo perca a vitalidade, diminuindo a carga de energia e a capacidade de resposta rápida a certos exageros e estilo de vida.
Assim como o desgaste dos ossos e o enfraquecimento dos músculos, a habilidade de absorção e digestão do corpo humano também é alterada na terceira idade.
Os órgãos trabalham em ritmo menor e é por isso que evitar excessos na alimentação é tão importante nessa fase da vida. Sobrecarregar o corpo nesse momento é perigoso.
Alimentação balanceada
Uma alimentação equilibrada, boas noites de sono e manter a mente e corpo ativos na medida do possível, são fundamentais para entrar na terceira idade de maneira saudável.
O acompanhamento médico é fundamental nessa hora, endocrinologistas e nutricionistas são os que vão poder montar uma dieta equilibrada e com bom valor nutricional.
Alimentos naturais
Priorizar alimentos naturais como legumes, verduras, frutas e grãos é um dos caminhos para o equilíbrio.
Assim como, evitar o excesso de sal e açúcar, alimentos muito gordurosos e com baixo valor nutricional.
Evitar industrializados
Os industrializados são vilões durante a vida toda, e na terceira idade não seria diferente.
Idosos saudáveis precisam manter em controle a glicose, colesterol e pressão arterial.
Os produtos industrializados possuem em sua maioria, quantidades elevadas de sódio e açúcar, por isso precisam ser evitados sempre que possível.
Na hora da refeição
Comer em ambiente tranquilo e ter calma para mastigar os alimentos e apreciar a refeição, faz toda a diferença na hora do organismo digerir os alimentos.
Como falamos acima, na terceira idade o organismo trabalha de forma mais lenta, então é necessário prestar mais atenção na hora das refeições.
Comendo devagar o corpo entende que a fome está sendo saciada, o sistema digestivo consegue processar os alimentos da forma correta, promovendo uma digestão saudável e não sobrecarregando os órgãos.
Além de tudo isso que já falamos, evitar excessos na terceira idade auxilia na manutenção do peso e da saúde de forma geral, evitando doenças, prevenindo o mal-estar e mantendo o corpo em pleno funcionamento.
A terceira idade é uma fase da vida em que todos nós chegaremos. Cuidar para que ela seja uma fase boa e agradável é essencial.
Ter apoio e uma vida estruturada nesse momento também é de extrema importância, a São Judas Residence tem um conceito diferenciado em clínica geriátrica e oferece ambiente acolhedor para os seus hóspedes.
Quer saber mais sobre a importância da alimentação na terceira idade? Entre em contato e converse com nossa equipe!