Não é novidade para ninguém que uma alimentação saudável é um dos fatores responsáveis por trazer muito mais bem-estar e qualidade de vida para pessoas de qualquer faixa etária. No entanto, para os idosos a manutenção desse hábito pode ser ainda mais importante, uma vez que faz total diferença na prevenção de doenças.
Quais doenças os idosos podem prevenir com alimentação saudável?
Você já imaginou se a adoção de simples hábitos no dia a dia te ajudasse a prevenir doenças crônicas como a diabetes, hipertensão, obesidade e doenças do coração (cardiovasculares)? Pois, saiba que isso já é uma realidade.
Atualmente, 70% dos óbitos no Brasil estão relacionadas a essas doenças, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Por isso, se prevenir com alimentação é, mais do que nunca, importantíssimo.
A seguir, confira uma lista com 7 alimentos que previnem doenças no público idoso. Vamos lá?
7 alimentos que previnem doenças nos idosos
1. Cacau em pó
O cacau, conhecido como a base para produção daquele alimento que amamos, o chocolate, é um grande aliado na prevenção de doenças crônicas.
Ele é rico em fibras, diversos minerais e vitaminas como a E e C. Além disso, é um alimento antioxidante, que traz maior saúde cardiovascular.
2. Azeite
O Azeite de oliva, por sua vez, é um ingrediente com antioxidantes que protegem a saúde cerebral, motivo pelo qual é tão importante para a terceira idade. Ele ainda é rico em gorduras boas, que estimulam uma boa conexão entre os neurônicos. Mas cuidado para não exagerar: duas colheres por dia já é mais do que o recomendado.
3. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são ricas em selênio, zinco, além de vitamina C e vitaminas do complexo B. Elas são anticancerígenas, antioxidantes, anti-inflamatórias e ainda reduzem o envelhecimento das células. Nem precisamos justificar sua importância na dieta, não é?
4. Aveia
A aveia consiste em um cereal rico em fibras solúveis, estimulando a boa digestão e diminuindo a absorção de colesterol pelo organismo. Ela também é rica em potássio, proteínas e ômega-3.
5. Vegetais escuros
Vegetais escuros como a rúcula, couve e brócolis não só retardam o envelhecimento com previnem o surgimento de inúmeras doenças. Tudo isso porque são ricos em ácido fólico, vitaminas, fibras, ferro e magnésio.
6. Legumes no geral
Um estudo conduzido pela MIND concluiu que pessoas que comem legumes diversos (beterraba, abóbora, cenoura, abobrinha, repolho, etc.) têm 53% menos chances de desenvolver Alzheimer na velhice. Esperando o que para incluir no seu dia a dia?
7. Frangos e peixes
Os frangos e peixes são ricos em vitaminas e ainda possuem baixa concentração de gordura saturada. Prefira-os!
Outros hábitos também são bem-vindos!
Agora você já conhece os principais alimentos que ajudam a prevenir doenças em idosos, resultando em saúde e longevidade.
Para saber outros hábitos que você pode incluir no dia a dia de modo a trazer ainda mais qualidade de vida para a sua rotina, além de evitar o envelhecimento e prolongar a expectativa para viver por longos anos, entre em contato e converse com a nossa equipe!