Uma rotina ativa e saudável é benéfica para qualquer idade, principalmente para os idosos, que necessitam de cuidados especiais para a manutenção da saúde física e mental, prevenção e tratamento de determinadas condições de saúde. Também conhecida como melhor idade, a fase que começa aos 60 anos vem repleta de mudanças, que deve ser respeitada e adaptada para que a integridade e o respeito ao idoso sejam conservados.
Aliada com as questões sociais, econômicas, familiar e as demais envolvidas na vida em sociedade, a mudança de rotina decorrente precisa ser organizada de maneira que possa trazer contribuições para o bem-estar e qualidade de vida do idoso.
Como lidar com as transições?
Para alimentar a disposição e a vitalidade, investindo na qualidade da longevidade, o dia a dia de um idoso não pode ser tedioso. Sendo assim, separamos algumas dicas para que a rotina se torne prazeirosa na terceira idade, visto que muitos se aposentam e ficam com o tempo, antes destinado ao trabalho, livre.
Mas vale ressaltar que tais questões devem ser aplicadas no cotidiano conforme as características, gostos e particularidades de cada idoso. É preciso, portanto, dar a ele o lugar de protagonista da própria história, tendo participação ativa, quando possível, na escolha das atividades a serem realizadas, contribuindo para o bom relacionamento e convivência com quem convive com ele.
Praticar exercícios físicos
Talvez uma das ações mais indicadas pelos profissionais da saúde para a manutenção da saúde dos idosos, os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios, tais como a melhora do funcionamento dos órgãos, fortalecimento dos músculos, entre outros.
Alimentação balanceada
Para manter a imunidade boa, ter mais energia e outras vantagens a mais, uma alimentação adequada para a idade e condições do idoso podem contribuir para a prevenção de muitos problemas, bem como na resposta positiva de tratamentos de doenças já existentes.
Manter contato com família e amigos
Nada de ficar sozinho em casa sem falar com ninguém, o ócio não é bom para os idosos. Estudos apontam os benefícios para a saúde física e mental oriundos do relacionamento entre as pessoas nas mais diferentes ocasiões.
Ler e ouvir músicas
Além de ser uma prática agradável, tais ações contribuem de modo efetivo para manter a mente saudável. A leitura, por exemplo, tem a capacidade de manter o cérebro em constante atividade, facilitando a absorção de novos conhecimentos e prevenindo possíveis problemas neurológicos.
Adotar ocupações e responsabilidades
Frequentar academia, fazer trabalho voluntário ou qualquer outro afazer pode afastar o sentimento de inutilidade, prevenindo, inclusive, o aparecimento de questões psicológicas, tais como depressão, ansiedade, entre outros.
Por uma rotina mais ativa e proveitosa
Se o assunto é todo esse conjunto de ações em prol da saúde do idoso e a realização de atividades adequadas para esta faixa etária, a São Judas Residence presta atendimento especializado para a população idosa. Entre em contato e conheça nossos serviços especializados.