Um lugar seguro, acolhedor e organizado é o que buscamos encontrar quando nossos idosos chegam em uma idade onde os cuidados 24 horas são imprescindíveis para a sua saúde e já não conseguimos atender essa demanda. Buscar a clínica geriátrica perfeita para quem amamos é um trabalho que exige cuidado e paciência. Preparamos este artigo para ajudá-lo nesta tarefa.
Idosos no Brasil
De acordo com estudo do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE)>“, o número de idosos cresceu 18% em 5 anos e, em 2017, já ultrapassava a marca dos 30 milhões. Ou seja, 14,6% da população tinha mais de 60 anos na época da pesquisa, superando as estimativas esperadas para 2020.
Essa tendência de envelhecimento da população vem sendo observada no mundo inteiro. Isso se dá por causa do aumento da expectativa de vida devido as melhorias nas condições de saúde e a queda na taxa de natalidade, já que o número médio de filhos por mulher vem caindo.
Mas afinal, a partir de que idade o idoso não deve mais viver sozinho? Apesar de não haver uma resposta certa para isso, os familiares devem observar possíveis alterações nas capacidades físicas e cognitivas. Fique atento aos sinais, como os listados abaixo:
- Acidentes recentes ou quase-acidentes, como a ocorrência de quedas;
- Recuperação lenta de doenças comuns, como a gripe;
- Dificuldade de realizar atividades cotidianas de autocuidado, como se vestir, cozinhar, tomar os medicamentos certos nas horas corretas;
- Perda ou ganho de peso visível pode ser um alerta para dificuldades de locomoção;
- Mudanças na aparência: observe se as roupas estão limpas e alinhadas, se os cabelos estão penteados e se o banho está em dia. A falta de higiene por esquecimento ou falta de vontade pode ser um alerta para doenças como depressão, alteração na tireoide, anemia, hipertensão, diabetes e outros;
- Coisas quebradas e queimadas, como o fogão que é esquecido aceso ou a falta de cuidado com os itens da casa;
- Descontrole financeiro pode ser indício de confusão mental.
Por que escolher uma clínica geriátrica?
A Resolução SS123/2001 define as clínicas geriátricas ou casas de repouso como instituições destinadas a pacientes acima dos 60 anos em regime de internato. Nesses locais eles dispõem de cuidados médicos, terapêuticos e nutricionais, além de acompanhamento 24 horas realizado por profissionais de saúde qualificados.
Ou seja, as clínicas geriátricas oferecem um serviço completo ao paciente, com atendimento personalizado e equipes qualificadas à disposição em tempo integral. Além do acompanhamento médico, esses locais oferecem uma infraestrutura completa ao idoso, como atividades que visam distrair e facilitar a interação social com outros residentes.
O que considerar ao escolher a clínica geriátrica ideal?
Se você tem um idoso e está em busca de um lugar seguro e confiável, seguem algumas dicas importantes que você deve considerar durante a sua busca:
- Escolha uma clínica certificada: veja se a clínica é regularizada pela Vigilância Sanitária do seu município e se ela possui licença para exercer o serviço;
- Atente-se às instalações do local: os pisos devem ser antiderrapantes; quartos e banheiros devem ser equipados com barras de apoio para que o idoso possa se segurar; tapetes devem ser evitados e o local não deve conter escadas, para evitar quedas e facilitar a locomoção dos residentes.
- Conhecer a qualificação e disponibilidade dos profissionais de saúde que atendem no local;
- Conhecer os cardápios e a rotina de dieta da clínica: com são preparados e servidos os alimentos? Qual a quantidade de refeições servidas durante o dia? A dieta é elaborada por um nutricionista? Além disso, a instituição deve estar adequada às normas de higiene e limpeza;
- Saber como funcionam as visitas
- Priorizar o respeito à individualidade: o idoso deve dispor de um local para guardar os seus objetos pessoais, bem como ter liberdade para realizar interações sociais.
Quer saber mais sobre a importância das clínicas geriátricas para a saúde e o conforto do idoso? Entre em contato e converse com nossa equipe.