Ler livros com os idosos é uma atividade incrível e super importante para este público. Não é novidade para ninguém que o hábito de leitura é muito positivo pelas mais diversas razões. Isso porque os livros nos aproximam de uma versão muito melhor de nós mesmos, que passamos a ver o mundo com outros olhos, além de conhecermos mais sobre a vida, lugares e comportamentos diversos.
Tudo isso é possível uma vez que a leitura mantém o nosso cérebro em constante funcionamento, mantendo a saúde mental e emocional em dia. Não à toa, é um hábito e tanto para adotar na terceira idade, quando estimular o sistema cognitivo é ainda mais importante do que nas outras fases da vida.
E quem está dizendo não somos nós, viu?
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Stanford, as pessoas com o hábito de leitura possuem maior capacidade de sintetização e compreensão de conteúdos no geral, o que é claro, se estende à velhice.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo 5 dicas de leituras para você levar à vida dos idosos. Confira!
1. “Velhos são os outros”, Andréa Pachá
A obra da juíza e escritora brasileira traz dramas, passagens e situações divertidas e/ou dramáticas vividas por idosos no sistema jurídico brasileiro. Elas envolvem os mais variados temas e são muito envolventes, tais como: amor, sacrifício, alegria, luto, dor e muito mais.
2. “Como transformar a terceira idade na melhor idade”, Luiz Freitag
A obra, escrita por um médico brasileiro, visa aproximar os idosos ao sentimento de que a velhice tende a ser a melhor fase de suas vidas, onde é possível se transformar de maneira consciente e viver inúmeras novas experiências.
3. “Para sempre Alice”, Lisa Genova
A obra norte-americana conta a história de Alice, uma professora muitíssimo inteligente que, muito jovem, é diagnosticada com o mal de Alzheimer (aos 50 anos). A partir de então, no entanto, ela renasce: passando a ver o mundo sobre diferentes perspectivas. Incrível leitura!
4. “Em busca do tempo perdido”, Marcel Proust
A obra francesa é um romance baseado nas memórias de Proust, um escritor francês romancista. Ao longo dela, ele reconstrói a sua vida por meio de percepções e sensações. Vale muito a leitura!
5. “Vó”, Jean Galvão
Por fim, nossa última indicação é um livro em formato de tiras. Ele foi escrito pelo cartunista, chargista e desenhista brasileiro que retrata, em sua obra, o dia a dia de uma mulher idosa, de maneira muito divertida. Um livro que promete boas risadas!
Mais indicações como essa você encontra em nosso blog!
Nós temos certeza de que você gostou de conhecer esses 5 livros para ler com os idosos, afinal, como não amar esse momento de qualidade com as pessoas que mais amamos, não é mesmo?
Se estivermos certos, temos mais uma notícia boa para você: essa seleção é só uma entre tantas que separamos com tanto carinho para nosso público! Sendo assim, se você aprovou esse conteúdo, com certeza também vai gostar de conhecer outros materiais similares em nosso site.
Aproveite o momento para visitá-lo, conhecer mais sobre nossa atuação com a melhor idade e conversar com a nossa equipe.
Esperamos você lá!