Você sabia que nos dias de hoje já existem mais idosos do que crianças?

Pois é – e a tendência é que esse dado seja cada vez mais expressivo com o passar dos anos. De acordo com a pesquisa Projeção da População, realizada pelo IBGE, em pouco mais de 20 anos, mais precisamente em 2043, ¼ de toda a população terá mais de 60 anos – enquanto apenas 16%, em média, serão jovens com até 14 anos.

Expectativa versus qualidade de vida

Se por um lado a expectativa de vida aumenta, por outro, é necessário tomar alguns cuidados para preservar a vida dos mais velhos.

Só para vocês terem uma noção, hoje 1/3 dos atendimentos por lesões em hospitais e clínicas são de pessoas com idade acima de 60 anos e 75% acontecem exatamente no lugar onde eles mais passam tempo: em casa.

Pensando nisso, separamos neste artigo 5 dicas para evitar acidentes com idosos em casa. Vamos conferir?

5 dicas para evitar acidentes dos idosos em casa

1. Aposte em um banheiro seguro

O banho adaptado para os idosos deve conter, sobretudo, um box residente para evitar acidentes com vidro. Pisos antiderrapantes, tapetes antiaderentes e barras nas proximidades ao chuveiro e vaso para que eles possam se segurar também são indicados.

Por fim, deixar uma cadeira à disposição do idoso também é recomendado, caso ele sinta necessidade de se sentar.

2. Cuidado com os tapetes

Os tapetes são um prato cheio para acidentes – pois permite tropeções e eventuais quedas. O recomendado é evitá-los em uma casa com idosos.

3. Escolha móveis seguros para o imóvel

Muitos idosos se apoiam em cadeiras, sofás e poltronas quando vão se sentar, levantar ou até mesmo quando sentem algum tipo de desequilíbrio ao caminhar. Por isso, é indicado que essas peças sejam estáveis e, preferencialmente, pesadas.

4. Crie passagens livres para eles

Os cômodos da casa devem ser pensados de modo a manter a circulação livre para eles, evitando obstáculos principalmente na sala, corredores e demais locais em que eles circulam mais.

5. E na cozinha?

Também é recomendado ajustar os móveis da cozinha para que o idoso possa aproveitá-la sem riscos, sem que seja necessário subir em escadas ou cadeiras, por exemplo. Evitar deixar utensílios ou alimentos em áreas de difícil acesso, limpar o chão sempre que algo for derrubado para evitar quedas e manter o gás desligado em horários alternativos também são atitudes recomendadas. Mais indicado ainda é que o idoso não precise cozinhar.

Cuidado com idosos é com a São Judas Residence!

Agora você já conhece algumas dicas para evitar acidentes de idosos em casa. Quer saber mais sobre esse assunto ou similares? Então não hesite em entrar em contato com a nossa clínica e conversar com os profissionais da nossa equipe.

Você já conhece mais sobre nós?

A São Judas Residence é um espaço dedicado ao cuidado com idosos com um ambiente acolhedor e profissionais altamente qualificados para atender aos pacientes e familiares de maneira personalizada e especial. Sua estrutura física apresenta ainda um conceito diferenciado para o tratamento de idosos que precisam de cuidados contínuos com a saúde ou de profissionais assistindo-os no dia a dia.