Em se tratando de saúde alimentar, sabemos que diversas informações nos vêm à cabeça, pois existem diversas formas de nos alimentarmos bem e de maneira saudável. Se tratando dos idosos, não é diferente. Com o avançar da idade, a questão alimentar precisa ser levada em consideração, pois eles tendem a perder peso e nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo.

Por esse motivo, fizemos esse post com 5 dicas essenciais de cuidados que você precisa ter com seus parentes idosos. Quer saber quais são? Então, confira o nosso post até o final.

1. Priorize alimentos mais naturais

Devido ao crescente desenvolvimento da indústria nos últimos anos, percebemos o quanto as opções de alimentos embalados e enlatados cresceram. Mesmo que seja uma forma mais prática e otimizada para se alimentar, sabemos que esse não é o melhor caminho, se o objetivo é cuidar da saúde dos idosos.

Em geral, sabe-se que esses alimentos contêm poucas quantidades de vitaminas e minerais, que são essenciais ao funcionamento do organismo da terceira idade. Por outro lado, vemos uma porcentagem gigantesca de sódio nesses industrializados, o que já é extremamente prejudicial à saúde.

Por esse motivo, sempre busque investir em alimentos mais naturais, como aqueles produzidos em hortas e granjas. Seguindo essa linha, invista em frutas, verduras, legumes e diversifique os itens na dieta do seu parente idoso.

2. Não se esqueça dos alimentos fibrosos

Como bem sabemos, as fibras são de suma importância para os idosos, sobretudo em razão do controle da glicose. Além disso, as fibras também ajudam na redução do colesterol, e até mesmo na prevenção do famoso câncer de cólon.

Sem contar que elas também auxiliam na sensação de saciedade, ou seja, ajudam os idosos a equilibrar o peso. De forma prática, uma excelente dica para inserir mais fibras na dieta dos idosos é utilizar aveia em frutas, como em vitaminas e ou no mamão.

3. O ômega 3 é fundamental para os nossos parentes idosos

Caso você não saiba, ao realizar o consumo regular de ômega 3, ao menos, uma vez por semana, já ajuda a garantir ainda mais saúde em pessoas idosas. Sem contar que esse elemento contém uma função muito importante, que é a de desinflamar o nosso organismo e na respectiva prevenção de doenças, como artrite, diabetes, e entre outras doenças correlacionadas.

4. Invista em alimentos ricos em proteínas

Se tratando do combate à anemia, as proteínas são excelentes agentes para esse objetivo. Sendo assim, é crucial que na rotina alimentar de nossos parentes idosos, tenha a presença de carnes vermelhas. Pois caso contrário, a falta de ferro poderá desencadear inúmeros malefícios, como cansaço físico frequente, fadiga, dores de cabeça, entre outros.

Sem contar que muitos idosos costumam perder massa magra com o avanço da idade, e nada melhor do que a carne vermelha para tornar o peso regulado e saudável. Além de carnes, existem outros tipos de alimentos ricos em proteínas, como o grão-de-bico, feijão, lentilha e entre outras opções variadas.

5. Controle os horários de alimentação

Por último, e não menos importante, é saber realizar o controle dos horários de alimentação de seus pais idosos. Sabemos que o nosso organismo “se acostuma” aos horários que temos de comer, e por isso, é fundamental ter uma rotina de alimentação.

Sendo assim, atente-se à rotina de seus parentes idosos e esquematize um cronograma alimentar eficiente. Assim, a saúde deles sempre se manterá em dia, bem como a sua disposição e qualidade de vida.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre o assunto abordado? Então entre em contato conosco e converse com a nossa equipe.