Não é novidade que sair para passear faz bem e traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental, e com os idosos não é diferente.
Embora em alguns casos eles possam apresentar algum tipo de limitação física causada pela idade, é totalmente possível desenvolver roteiros especiais para levá-los a um bom passeio, garantindo descanso e diversão. Basta encontrar lugares que atendam às necessidades comuns dessa faixa etária.
A seguir, descubra os melhores lugares para passear com idosos:
O que deve ser considerado ao passear com idosos
Na hora de definir um roteiro para passear com idosos é preciso considerar alguns aspectos e exigências próprias da idade e, assim, escolher o melhor destino para o seu passeio.
Se liga nas dicas:
- Interesses e gostos: visitar um local apenas por indicação pode ser uma furada. Sendo assim, em primeiro lugar, avalie se o local se encaixa nos gostos da pessoa idosa que você está levando para sair;
- Avalie o clima: antes de sair de casa, dê uma checada na previsão do tempo. Chuvas repentinas podem atrapalhar o passeio e até mesmo se tornarem perigosas para pessoas mais velhas, de acordo com suas condições físicas;
- Confira as atividades disponíveis no local: muitos lugares oferecem atividades específicas para idosos, mas que podem ser feitas por qualquer pessoa;
- Evite lugares muito barulhentos e com longas filas, que costumam desagradar os idosos.
Agora que você já sabe como escolher um bom passeio, chegou a hora de descobrir o que mais importa:
Revivendo o passado e conhecendo o futuro
Sabemos que, ao longo da vida de um idoso, o mundo passa por diversas mudanças e, para eles, ao mesmo tempo em que a nostalgia se faz presente, a curiosidade sobre o que já chegou e o que está por vir também aflora.
Por isso, sugerimos aqui, passeios que os façam lembrar de como era a vida em seus anos de juventude, e outros que os coloquem em contato com o novo.
Museus são uma excelente ideia de lugares para passear com idosos. Na cidade de Petrópolis, o Museu Imperial é uma ótima escolha, que nos leva de volta ao Brasil Imperial e nos permite reviver uma fase importante da história do país.
O Mosteiro de São Bento, localizado no centro de São Paulo, é uma excelente opção que une, ao mesmo tempo, história e religião. O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção e do Colégio e da Faculdade São Bento.
Outra opção de roteiros históricos bem interessantes são os passeios de maria fumaça, bem conhecidos em Tiradentes e São João Del Rei.
Já para quem deseja um passeio com mais modernidade, museus como o Museu do Futebol, inaugurado em 2008 no Pacaembu, em São Paulo, que conta a história de como o futebol se tornou uma paixão nacional, assim como o Museu do Amanhã, no centro da cidade do Rio de Janeiro, sempre com exposições inovadoras e muito conteúdo digital, são excelentes lugares para passear com idosos.
Começando bem o dia
Todos sabemos que, pessoas com mais idade, tendem a dormir e acordar mais cedo, o que as permite aproveitar muito mais o período da manhã.
Pensando nisso, um ótimo passeio para se fazer com idosos é levá-los para tomar aquele café da manhã caprichado, fazendo com que seu dia comece com o pé direito.
A cidade turística de Gramado, por exemplo, conta com o Bela Vista Café Colonial em suas opções de roteiro, que oferece uma mesa farta, cheia de opções deliciosas para começar o dia.
Contato com a natureza
Não é novidade para ninguém que o contato com a natureza faz bem para todo mundo, influenciando positivamente nossa saúde física e mental.
Levar um idoso para caminhar no parque é uma ótima forma de fazê-lo se exercitar – sempre respeitando seus limites – e estar em contato com o ar puro e limpo advindo da natureza.
Exemplos de bons lugares para esses tipos de passeio são os parques naturais e os jardins botânicos, que contam com uma diversidade enorme de plantas e flores.
Programação especial para idosos
Atualmente, com o aumento da expectativa de vida e a melhoria nas condições de vida do idoso, é cada vez mais comum a existência de lugares que fornecem atividades especiais voltadas para esse público, como cursos de arte, teatro, artesanato, aulas de ginástica, computação e até mesmo organização de pequenos grupos para viagens.
Procure por opções de lugares assim na sua cidade.
Igrejas históricas
Sabemos que muitos idosos têm uma ligação muito forte com a religião, por isso, as igrejas históricas do Brasil são ótimas opções de lugares para passear com eles.
Cidades mineiras como Tiradentes, Ouro Preto, São João Del Rei, Mariana e Congonhas oferecem uma ampla diversidade de opções para esses passeios. Mas igrejas como essas estão espalhadas por todo o nosso país. Com certeza você vai encontrar uma pertinho de você!
Em nosso artigo, demos várias dicas de locais específicos para passear com idosos, mas, caso você não more nessas localidades, saiba que é totalmente possível encontrar lugares parecidos na cidade onde você está. Não deixe de pesquisar!
E para saber mais sobre o assunto entre em contato com a nossa equipe.