A prática de atividades físicas é muito importante para quem quer se manter saudável e ter uma ótima qualidade de vida, principalmente para os idosos. Quando uma pessoa envelhece sem valorizar esse hábito, é muito difícil convencê-la de que é importante praticar exercícios físicos regularmente. Mas isso não pode fazer você desistir dela.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar quatro formas de motivar os idosos a fazer exercícios físicos. São dicas que podem te ajudar a vencer esse desafio. Venha conferir.
1. Prepare atividades prazerosas
Como os idosos não têm o hábito de praticar exercícios regularmente, é importante que eles aproveitem essa experiência da melhor maneira possível. Uma sugestão que podemos dar é: prepare atividades prazerosas, que os façam desejar continuar a realizar atividades físicas.
Por exemplo, uma forma de tornar uma atividade física prazerosa é tentar envolver os amigos dos idosos na realização dessa atividade. Assim, eles se sentirão à vontade e dispostos a continuar.
Outra dica é encorajar os idosos a partir do seu exemplo. Assim, convide-os para fazer exercícios com você. Dê um passeio, ande de bicicleta ou faça outras atividades que deixem eles felizes.
2. Facilite a realização do exercício físico
Como alguns idosos não estão acostumados a se exercitar, você precisa facilitar ao máximo a realização das atividades físicas. Assim, evita qualquer atividade física complexa, que exija muito do idoso.
O ideal é fazer uma abordagem leve, como selecionar atividades relaxantes, a exemplo de dança, caminhada, natação, yoga etc.
Isso é importante por diversos motivos. Primeiro, é uma forma de respeitar os limites dos idosos. Segundo, porque promove o bem-estar deles.
3. Fale sobre os benefícios de se praticar exercícios físicos
Busque também falar dos benefícios de praticar exercícios físicos na terceira idade. É, como sabemos, um hábito que pode fazer com que as pessoas envelheçam bem e saudável. Alguns benefícios oferecidos pela prática de exercícios físicos são, por exemplo:
– Melhora a circulação sanguínea. Com isso, evita-se problemas de saúde relacionados à artéria;
– Melhora a respiração;
– Melhora o funcionamento dos ossos;
– Atua promovendo bem-estar psicológico, uma vez que evita sintomas relacionados a doenças como depressão, ansiedade, estresse etc.;
– Possibilita que o idoso tenha uma vida social ativa, visto que o coloca em contato com outros idosos que buscam o mesmo que ele: melhoria em sua qualidade de vida.
4. Acompanhe o idoso na realização da atividade física
Para motivar os idosos, você também pode acompanhá-los na realização das atividades físicas. Por exemplo, numa caminhada, na dança, meditação etc. Assim, eles não se sentirão só e poderão fazer os exercícios direito, de forma a não prejudicar sua saúde.
Agora que você conhece algumas formas de motivar os idosos a fazer exercícios, que tal se organizar para colocá-las em prática? Assim, você ajuda o idoso a ter um hábito que pode melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Quer saber mais sobre o assunto abordado neste conteúdo? Entre em contato conosco e converse com nossa equipe. Ela é qualificada e pode resolver suas dúvidas. Esperamos por você!