Vamos falar sobre saúde mental?
Quando se fala na terceira idade, é bastante comum nos preocuparmos com medicamentos, consultas e convivência com nossos entes queridos mais velhos. No entanto, é bastante comum nos esquecermos de um elemento bastante importante: a saúde mental.
Afinal, o nosso cérebro precisa ser muito bem cuidado, a fim de que nosso bem-estar influencie tanto no nosso condicionamento físico, quanto no fisiológico.
Quer saber como cuidar da saúde na terceira idade? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 dicas de cuidados com a saúde mental para idosos.
1. Pratique a meditação
Antes de tudo, a primeira dica que iremos ressaltar como maneira de cuidar ainda mais da saúde mental da terceira idade é a famosa meditação. Mesmo que seja um termo bastante falado na sociedade atual, poucos sabem o que ele realmente significa.
De maneira geral, a prática de meditação nada mais é do que contemplar a própria respiração e o silêncio. É deixar a mente “vazia” por alguns minutos através de práticas respiratórias e deixar que o corpo descanse por um momento.
Somente nessa prática, o cérebro libera excelentes hormônios, como a dopamina (hormônio da felicidade e do prazer) e serotonina. Além disso, reduz os níveis de cortisol do sangue (hormônio causador do estresse) e ainda por cima melhora a concentração e foco.
2. Pratique atividades físicas
Que os exercícios físicos são recomendados na terceira idade, isso já é mais do que claro. No entanto, as pessoas tendem a associá-la somente ao condicionamento físico e fisiológico.
Mas, exercer atividade física regular também contribui para uma saúde mental ainda melhor, uma vez que o exercício reduz o estresse, a ansiedade, melhora os níveis de dopamina no cérebro e oferece sensação de leveza. Sabendo disso, acaba sendo mais um motivo para a terceira idade investir em atividade física — especialmente ao ar livre.
3. Tenha uma alimentação balanceada
Investir em alimentos vivos, ou seja, naturais, também contribuem para um excelente funcionamento do cérebro. Afinal de contas, existem componentes que nosso cérebro precisa para performar ainda melhor, como é o caso do famoso Ômega 3. Ele atua possui ação anti-inflamatória, reduz e previne sintomas de depressão e otimiza o processo de concentração.
No entanto, existem muitos alimentos que podem complementar ainda mais a saúde mental. Mas de toda forma, evite alimentos industrializados e que não oferecem nenhum valor nutritivo para o corpo e para a mente.
4. Esteja perto de pessoas que gosta
Não menos importante do que os itens citados acima é estar perto de quem amamos. Para o idoso, isso é fundamental, pois é comum que eles tenham uma vida mais isolada — como é o caso de muitos que adotam por viver no campo. Por isso, é necessário estar sempre perto das pessoas que amamos, pois essa aproximação gera inúmeros benefícios para a nossa mente.
Gostou das dicas? Conforme vimos, cuidar da saúde mental é de suma importância, especialmente para a terceira idade. Por isso, invista nas atividades citadas acima para um melhor estilo de vida!
Quer saber mais sobre saúde mental para idosos? Entre em contato e converse com nossa equipe!