A perda auditiva decorrente da idade, também chamada de presbiacusia, pode ocorrer de forma bastante natural, sendo notada muitas vezes apenas quando já apresenta um quadro mais significativo.
Embora costume atingir os dois ouvidos de maneira simultânea, em alguns casos a perda de audição em idosos pode ocorrer com maior impacto em apenas um dos lados. O importante, independente da situação, é garantir total suporte à pessoa, para que ela tenha uma excelente qualidade de vida mesmo com tal dificuldade.
Mas, como identificar que algo não está certo com a audição de uma pessoa de mais idade? É possível prever a perda auditiva? Descubra as respostas para essas perguntas no artigo abaixo!
Afinal, o que causa a perda auditiva em idosos?
Geralmente, a perda de audição em idosos ocorre quando há a quebra das células ciliadas no ouvido interno. Desta maneira, assim que o som entra no ouvido, tal quebra impede que seu sinal sonoro alcance o cérebro.
Além disso, a diminuição da qualidade da audição pode acontecer graças a alterações nos tímpanos ou nos ossos do ouvido médio, afetando a forma como o som pode se movimentar na região. Para esses casos damos o nome de “perda auditiva condutiva”
Existem ainda as questões médicas de longo prazo, como pressão alta, diabete e doenças cardíacas, capazes de contribuir para o processo de perda de audição.
Como identificar a perda de audição em idosos?
Os sintomas mais comuns de perda de audição em idoso são:
- Reclamar de tontura, zumbido ou dor nos ouvidos;
- Dificuldade de escutar o que as pessoas dizem ao telefone;
- Realizar um grande esforço para entender uma conversa;
- Aumentar o volume do televisor de maneira extrema;
- Pedir que as pessoas repitam o que disseram com frequência;
- Dificuldade para acompanhar uma conversa com duas ou mais pessoas;
- Apresentar problemas para escutar algo quando se está em um local barulhento;
- Reclamar que as pessoas estão cochichando, quando na verdade, elas estão falando em tom normal;
- Entender de maneira errada o que as pessoas estão falando;
- Mudança de personalidade. O idoso tende a ficar mais fechado e a interagir menos.
Como ajudar um idoso com problemas de audição?
Felizmente, existem diversas maneiras de ajudar idosos que apresentam perda auditiva decorrente da idade. Seguindo cada uma delas, a pessoa se sentirá incluída e resguardada, mesmo em um momento complicado. A ideia é sempre:
- Falar claramente e de maneira pausada;
- Conversar olhando para a pessoa, para que ela possa identificar emoções e compreender melhor o teor das palavras ditas;
- Eliminar os ruídos de fundo, como rádios, televisores e tarefas domésticas, ao menos no momento da conversa;
- Dar apoio incondicional, incluindo oferecer-se para acompanhá-lo ao médico e na escolha de um possível aparelho auditivo;
- Incentivar a pessoa a não largar suas atividades diárias. Afinal, o isolamento pode piorar o quadro;
- Ser paciente. Repita as palavras e frases quantas vezes forem necessárias.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o tema abordado, mande uma mensagem para nossa equipe. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso.