A Terapia Ocupacional tem como objetivo promover e manter a saúde, restaurar e/ou reforçar capacidades funcionais, facilitar a aprendizagem de funções essenciais e desenvolver habilidades adaptativas visando auxiliar o indivíduo a atingir o grau máximo possível de autonomia no ambiente social, doméstico, de trabalho e de lazer, tornando-o produtivo na vida de relação.
Várias atividades buscam tornar mais alegres e participativa a vida de nossas moradoras. Toda terça, quinta e sexta-feira há sempre atividades físicas ou dominó, jogos de montar e bingo que alegra muito e estimula a participação e atividades em grupo. Festas, tarde da pizza, tarde da esfirra e outras atividades fazem parte de nossas atividades e lazer para nossas moradoras.
Musicoterapia
A Música provoca reações de vários tipos nas diversas áreas cognitivas e emocionais, onde a resposta a um estímulo musical se dá de forma motora e/ou de forma mental. Através da Musicoterapia desenvolvemos potenciais pelos elementos do som, ritmo, melodia e harmonia. O Psicólogo Músico Terapeuta trabalha com os pacientes e familiares com o objetivo de facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros fins terapêuticos relevantes para, assim, ajudar os moradores em suas necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas para uma melhor qualidade de vida.
Objetivos da Musicoterapia em relação ao Idoso:
Através de atividades relacionadas à música como audição musical, canto, exploração de instrumentos, expressão corporal e artística, buscamos alcançar os seguintes objetivos:
- Resgate da memória
- Orientação temporal e espacial
- Melhora da autoestima e humor
- Diminuição da ansiedade e agressividade
- Estimulação motora e da linguagem
- Resgate da identidade
- Conscientização
- Socialização
- Gratificação e bem-estar