Caracterizadas por afetar o sistema circulatório, que é composto por veias, artérias, capilares e órgãos que controlam a circulação de sangue pelo corpo, as doenças vasculares podem causar muitos incômodos e trazer complicações.
Estas doenças incluem doenças arteriais, doenças venosas, doenças cardiovasculares e doenças da circulação sanguínea. São as que afetam a circulação de sangue por todo o corpo, reduzindo, assim, a quantidade de sangue que precisa ir para os órgãos, tecidos e células.
Idosos precisam de mais atenção
Se as doenças vasculares podem causar complicações, quando se trata dos idosos significam um grande problema de saúde para esta parcela da população. Elas podem provocar danos graves ao sistema circulatório e a outros órgãos vitais, resultando em uma série de complicações médicas graves.
Ademais, essas doenças podem levar a um acúmulo de gordura nas artérias, a chamada aterosclerose, aumentando o risco de doença cardíaca, derrame e outras condições.
A pressão arterial alta, também conhecida como hipertensão, é outro problema comum em pessoas portadoras de doenças vasculares.
O envelhecimento das artérias também é um risco para os idosos, pois interfere no bombeamento de sangue para os órgãos vitais. Outros problemas associados às doenças vasculares incluem aneurisma, trombose e varizes.
Principais sintomas e tratamento
Os sintomas das doenças vasculares dependem da doença em particular. Os sintomas podem incluir dores nas pernas, inchaço, mudanças na pele, dor no peito, falta de ar, tontura, visão turva e desmaios.
O tratamento das doenças vasculares depende da doença em particular. Pode incluir mudanças no estilo de vida, cirurgia, medicamentos e tratamentos médicos. É importante discutir o seu tratamento com o seu médico para determinar o melhor curso de ação.
Como prevenir?
De maneira geral, a prevenção de doenças vasculares inclui uma variedade de hábitos saudáveis que podem ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde e suas várias complicações. Dentre eles, podemos citar a manutenção de um peso corporal saudável, exercício regular, controle da pressão arterial, redução do colesterol, redução da ingestão de sal e açúcar e parar de fumar.
Ajudar a prevenir doenças vasculares também pode incluir manter uma boa saúde mental, alimentando-se de forma saudável e limitando a ingestão de bebidas alcoólicas. Nesse contexto, vale ressaltar que quanto antes começar a colocar tais hábitos em prática, melhor. Não deixe para começar apenas quando chegar à terceira idade, pois os efeitos se reduzem drasticamente com o passar dos anos.
Os cuidados que os idosos precisam
A terceira idade é uma fase da vida que carece de muita atenção, pois qualquer problema de saúde pode afetar de modo muito intenso a qualidade de vida. E foi pensando no bem-estar dos idosos que surgiu a São Judas Residence, que conta com um ambiente acolhedor com tudo o que eles precisam para viver bem.
Atividades físicas, musicoterapia, jogos estão entre os destaques da casa de repouso. Os residentes são acompanhados por médico geriatra e fisioterapia, para garantir que todas as ações sejam seguras e benéficas para a sua saúde.