Como as cores influenciam a vida dos idosos?

É comum que os idosos experimentem diferentes estados de humor em um curto período de tempo. Isso acontece pelos mais diversos motivos, como pela ansiedade do passar dos anos, pela tristeza de sentirem falta da família ou de um ente querido em específico, e até mesmo pelo cansaço.

Combater esses sentimentos negativos é muito importante, afinal, são os sentimentos positivos os responsáveis pelo aumento da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Mas, como fazer isso de um jeito simples e prático? Basta investir na mudança de tons ao redor.

Ficou curioso (a) sobre o assunto? Então, venha conosco descobrir um pouco mais sobre a influência das cores dos ambientes nos idosos.

Boa leitura!

Por que as cores podem afetar o humor dos idosos?

Você já ouviu falar em Psicologia das Cores? Esse é um estudo que aponta como determinados tons afetam o comportamento humano. No geral, cores diferentes possuem significados diferentes e, consequentemente, afetam as pessoas de modos distintos.

Usando como base a “teoria das cores”, esse método sugere como é possível causar uma sensação de paz, tranquilidade e até mesmo irritação e nervosismo, tudo com base nas cores usadas nos ambientes e em suas combinações.

Você pode notar como esse estudo é real levando em consideração o nosso dia a dia. Uma manhã de frente para o mar, por exemplo, costuma nos gerar uma sensação de calmaria enquanto uma tarde de sol forte nos dá uma dose extra de energia.

Cores primárias

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre a influência das cores dos ambientes nos idosos, levando em consideração apenas as cores primárias:

Azul

O azul é uma cor calmante e que pode fazer os idosos se sentirem mais relaxados e serenos. Suas diferentes tonalidades são conhecidas por ajudarem a baixar a pressão arterial (em casos de nervosismo), limpar a mente e estabilizar a respiração.

No entanto, é preferível evitar os tons de azul pastel, já que esses causam uma sensação de frieza.

Amarelo

O amarelo é um dos melhores exemplos da influência das cores dos ambientes. Além de melhorar o humor, ele é capaz de aumentar (e muito) a energia dos idosos. Em dias ensolarados, aliás, essa energia pode ser potencializada, trazendo também um sentimento de alegria.

Vermelho

Embora o vermelho esteja ligado a empresas de alimentos e ao Natal, ele não é um tom que remete à alegria, mas à hostilidade e raiva. O resultado? Se aplicado em ambientes domiciliares, pode gerar uma aumentar os batimentos cardíacos e a irritabilidade.

Outras cores que causam efeitos no humor dos idosos

A seguir, falaremos sobre outras cores bastante usadas na decoração de ambientes:

Branco

O branco faz com que os ambientes pareçam mais limpos. Isso, por consequência, gera uma sensação de paz profunda. Além disso, essa cor também representa proteção e bondade, trazendo consigo um sentimento de relaxamento e alegria.

Verde

O verde é muito eficaz quando o objetivo é ajudar a reduzir a ansiedade. É, de longe, uma das cores mais repousantes para os olhos, restaurando, clareando e estimulando a mente.

Para as pessoas que amam a natureza e o ar puro, o verde também passa a sensação de relaxamento, algo indispensável para os idosos.

Rosa

Existe um conceito chamado de “efeito rosa”. Você já ouviu falar nele? Trata-se de quando a exposição a grandes quantidades de rosa gera um efeito calmante sobre os nervos, ajudando a aliviar sentimentos de raiva e nervosismo.

A ideia é que, ao contrário de sua cor primária, o vermelho, quanto mais tempo em contato com tons de rosa uma pessoa fica, mais calma ela estará.

Se você gostou de saber sobre a influência das cores dos ambientes nos idosos e quer descobrir mais sobre o tema, acesse nosso site agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para te ajudar no que for necessário!